“Interesses, Conflitos e Poder” 

 

Caro leitor, nesse momento abordaremos de forma resumida o que mais nos chamou a atenção referente a leitura do capítulo 6 “Interesses, Conflitos e Poder”, “As Organizações Vistas como Sistemas Políticos” do livro: Imagens das organizações de Gareth Morgan.

É interessante as formas de comparação utilizadas pelo autor para abordar as diversas situações no ambiente empresa, de maneira talvez até bem humorada nos levou a ter uma melhor compreensão  sobre o assunto.

Os diversos tipos de conflitos entre patrões e empregados, as formas e os perfis de governo, as formas de se fazer política e ser político na empresa, as próprias organizações vistas como sistemas políticos, regras e normas da organização, a necessidade da técnica e a capacidade de desenvolvimento com competência pela parte operacional da empresa,  o papel dos sindicatos e da oposição, os tipos de relacionamentos interpessoais, o nível de doação  emocional feito pelas pessoas aos seu relacionamentos dentro do ambiente da empresa. Toda essa abordagem e as que seguem nos leva a refletir e entender como deve realmente ser a postura de um bom administrador dentro e até mesmo fora da empresa para a qual ele presta seus serviços.

Como é significante a questão cultural e política dentro das empresas, elas influenciam diretamente uma na outra. Mas o grande diferencial de um bom administrador é saber localizar para depois focalizar, é necessário que ele administre da melhor forma possível os diversos tipos de opiniões, conflitos, culturas e política e canalize e extraia o melhor de cada situação para o melhor funcionamento da empresa.

Compreender a rotina de uma empresa e a sua política é grande chave para se desenvolver um bom trabalho administrativo, pois o resultado de um trabalho bem sucedido será a satisfação de prestadores de serviços, funcionários, clientes, patrões, bem como de toda a sociedade que a cerca. Lembrando que esse último, a sociedade, é diretamente beneficiada ou prejudicada, ela sofrerá os impactos imediatos de um bom entrosamento da empresa com as abordagens que citamos acima e especialmente com impactos que as mesmas causarão a natureza.

Concluímos que assim como uma engrenagem precisa estar bem revisada e em boas condições para que não haja falhas, o funcionamento de uma empresa bem como a postura dos que a cercam precisam estar bem sintonizados para desenvolver um bom trabalho, com cada vez menos erros.

 

 

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.