Livros

 

Teoria Geral da Administracao- Fernando C. Prestes Motta

 

Teoria Geral da Administração - Fernando C. Prestes Motta
    Neste livro, o autor faz uma previsão, para um futuro próximo, sobre como surgirão os novos sistemas organizacionais mais adequados às exigências da pós-industrialização em substituição à antiga organização burocrática, já que cada época desenvolve uma forma organizacional apropriada às suas características. Afirma que o novo sistema se desenvolverá a partir das dificuldades do antigo em se adaptar à três mudanças principais: desenvolvimento científico e crescimento populacional acelerados; crescimento e globalização das empresas; exigências de maior qualificação profissional.


Fonte: http://pt.shvoong.com/business-management/marketing/1693645-teoria-geral-da-administra%C3%A7%C3%A3o-administra%C3%A7%C3%A3o/#ixzz1LlEoCzCd

 MOTTA, F.C.P., VASCONCELOS, I.F.G. Teoria Geral da Administração. 3ed. Brasil:Cengage Learning, 2006.
 

 

 

O Monge e o Executivo - Uma História Sobre a Essência da LiderançaJames C. Hunter

                                                                                  O Monge e o Executivo uma História sobre a Essência da Liderança - James C. Hunter

O Monge e o Executivo é um livro que aborda didaticamente como a liderança pode ser aplicada em nosso dia-a-dia. O ambiente utilizado pelo autor para explicar os conceitos foi um retiro em um mosteiro, no qual um executivo bem sucedido profissional e pessoalmente vai passar uma semana para rever seu comportamento, pois está passando por um momento de crise em seus relacionamentos.

 

Esse executivo, como muitos outros, baseava suas ações no poder e esse poder era estendido para seus relacionamentos pessoais e familiares. E de acordo com o autor: “poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, em função de sua posição ou força, sem que essa pessoa queira fazer”. E liderar é influenciar as pessoas de uma forma que elas encontrem dentro de si a motivação para atingirem os objetivos identificados como sendo comuns ao meio. Assim, liderar é ter Autoridade, que se diferencia do poder, pois é a habilidade de levar as pessoas a fazerem, por sua própria vontade, o que você quer que elas façam, por uma questão de influência pessoal. Assim temos a autoridade relacionada com o caráter do líder e a influência que ele exerce sobre as pessoas. Desta forma, liderar é influenciar e se relacionar com as pessoas, comportando-se de modo que elas tenham no líder um exemplo a seguir.

 

O livro aborda alguns comportamentos que o líder deve ter: honestidade, confiabilidade, cuidado, compromisso, ser bom ouvinte, respeito, atitude encorajadora, positiva e entusiástica. Pelos comportamentos listados, nota-se que o papel do líder é servir, isto é, identificar e satisfazer as reais necessidades das pessoas, utilizando o raciocínio do “você colhe o que planta”. Assim, quando nos dispomos a satisfazer as necessidades alheias, estamos servindo e nos sacrificando, e segundo o autor, esse sacrifício está baseado no Amor, não no sentimento, mas no comportamento amoroso. Que é o fundamento de nossa vontade.

 

Em suma, se você quer atingir um objetivo e quer fazer com que as pessoas o sigam, comporte-se amorosamente, satisfazendo suas reais necessidades, ouvindo-as e se relacionando bem com elas, escolha agir. O autor fala sobre as escolhas, pois somos nós que escolhemos ser quem somos, o comportamento que teremos, e essas escolhas estão baseadas em nossas crenças, assim é preciso fazer escolhas acerca daquilo em que se acredita.

 Fonte: http://blig.ig.com.br/secretariaeficiente/2009/02/25/resumo-do-livro-o-monge-e-o-executivo-de-james-c-hunter/

HUNTER, J.C. O Monge e o Executivo: Uma História Sobre a Essência da Liderança. 1ed. Brasil:Sextante,2004.

 

O Verdadeiro Poder- Vicente Falconi

 

O livro relata, por meio de cases e exemplos onde o autor esteve diretamente envolvido, questões importantes para que uma empresa ou projeto possa se desenvolver e crescer. O texto esclarece quais são os pontos de sucesso que estão por trás do crescimento saudável e do saneamento de grandes empresas e instituições governamentais. O Verdadeiro Poder relata as experiências do autor nos anos de 1997 a 2009, período em que atuou como conselheiro em empresas como a AmBev e Sadia, além de sua atuação em projetos de gestão dos governos municipais, estaduais e federal, juntamente com a equipe de consultores do INDG.

Fonte: http://www.sinopsedolivro.com/2010/06/o-verdadeiro-poder.html

 CAMPOS, V.F. O Verdadeiro Poder. 1ed. Brasil: INDG,2009.

 

 

 

 

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.

Sites empresariais Webnode